Exatamente a 365 dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Federação Triatlo de Portugal fez questão de festejar esta data juntando no Comité Olímpico de Portugal os triatletas Melanie Santos, Helena Paula Carvalho, Gabriela Ribeiro, Filipe Marques e os nossos "Joões", como carinhosamente foram chamados, João Pereira e João Silva. Vasco Vilaça, apesar de estar na Suécia, marcou presença através de um vídeo, falando à semelhança de todos os seus colegas dos seus principais objetivos e demais perspetivas para os Jogos que se aproximam.

Mais leves, mais respiráveis, aerodinâmicos e testados em túneis de ventos. São estas as principais características dos trisuits que Portugal vai levar aos Jogos Olímpicos de Tóquio que a Triatl3ta apresenta em primeira mão.

Habituada a receber atletas, a Herdade da Cortesia HERDADE DA CORTESIA é um recanto de silêncio e boa energia a 1km de Avis. Tudo ali é disponibilidade, cuidado e conforto. Parece que alguém decidiu pintar um quadro e habitá-lo, sem pressas.

O que é preciso para chegar aos Jogos Olímpicos? E depois, o que fica? Há quem tenha trocado o triatlo pelos camiões, ou pelos negócios, mas o sonho que viveram continua cravado na pele.

O treinador Sérgio Santos traça o perfil do triatleta amador de longa distância e deixa alguns conselhos.

João Morais, Médico Fisiatra, escreve sobre as causas e o tratamente necessário para as fracturas de stress.

A discussão é antiga mas não perde actualidade. Sérgio Santos pede "coragem". Bruno Pais exige "mais estágios" e Rita Ribeiro Já reconhece alguns jovens bem encaminhados para Paris 2024.