O resultado é grandioso e não passa despercebido. Vilaça competiu junto do atual campeão do mundo Vicent Louis e do espanhol Mario Mola.

Lado a lado com as grandes referências do triatlo mundial, também João Silva, seu companheiro de equipa e de seleção, era mais um triatleta que fazia desta, uma start list verdadeiramente competitiva. Banyoles esteve ao rubro e Vilaça, junto dos “grandes” foi enorme, igual a si mesmo ao obter o 10º posto, cortando a meta lado a lado com João Silva.

Vasco Vilaça em Banyoles

Feliz, sempre com aquela disponibilidade que lhe conhecemos, pedimos-lhe que partilhasse connosco e com os nossos leitores as emoções desta prova que com toda a certeza lhe ficará para sempre na memória.

Começou por nos dizer que a hora da prova lhe era estranha e lhe estava a causar alguma apreensão:

“A prova estava marcada para as 19h e eu não me estava a sentir muito bem. A hora era estranha. Passei o dia a descansar e não estava a sentir que ia ter prova. A verdade é que com isso os nervos também passaram e acabou por ser uma prova muito boa."
"Na natação levei bastante "porrada" porque o nível estava muito alto e chegámos às bóias todos juntos. No ciclismo, saltei para a frente do segundo grupo para puxar com todas as minhas forças a ver se apanhava os primeiros, e assim foi no final da primeira volta. Na corrida foi giro sair a correr com o Mola e com Vicent Louis durante cerca de 400 metros, depois tive de colocar o meu ritmo e estabilizar até aos derradeiros 500 metros finais. Aí tentei um sprint e ainda ganhei várias posições."
"Está a ser um final de época muito bom mesmo. Este primeiro ano a competir em elites não começou nada bem, com um quase último lugar na Cidade do Cabo, mas agora fiz 10º com a start list mais forte que alguma vez encontrei. Estou muito contente."

Sem esquecer, obviamente, que uma semana antes, Vasco Vilaça brindou-nos com um excelente 4º posto no Campeonato do Mundo de sub 23, em Lausanne.