O dia 30 de agosto de 2019 fica na história do triatlo nacional, marcado pela excelente prestação dos jovens atletas portugueses em Lausanne na Suíça.

Ricardo Batista confirmou o seu excelente momento de forma com a conquista do primeiro título mundial de triatlo masculino para Portugal, ao vencer o Campeonato do Mundo de Juniores. A emoção, ao rubro, contagiou toda a comitiva. Doze anos depois, Portugal voltou a ter um campeão do mundo de triatlo. A nossa formação demonstra estar no caminho certo e o futuro sorri para o triatlo português.

Ricardo Batista vence o Campeonato do Mundo de triatlo em Juniores

Ricardo não nos escondeu a sua imensa alegria pelo resultado:

Melhor prova da minha carreira como atleta! O que mais posso dizer?!
Foi uma prova bastante disputada do início ao fim. Na natação um grupo com cerca de 10 atletas no qual eu me encontrava impôs um ritmo bastante forte desde o tiro de partida, saindo um pouco distanciados do resto da concorrência, mas infelizmente começamos o ciclismo todos juntos. No ciclismo senti que ia um ritmo muito elevado mas sempre muito estratégico, onde tentei não me desgastar tanto como os meus adversários diretos. Passei pela frente, mas sempre com o andamento controlado para não me desgastar para o último segmento. Após o ciclismo entrei bem no parque mas, com uma má transição, saí nos últimos lugares do grupo, mas rapidamente consegui voltar a posicionar-me no “pack” da frente. Na primeira volta senti que ia num ritmo forte, mas ainda muito tático. No início da segunda volta, um ataque pela parte do vice-campeão da europa Boris Pierre esticou muito este pack frontal fazendo com que descolassem vários atletas, ficando apenas eu, o australiano Redmond e o espanhol Sergio Baxter. Com isto não deixei o ritmo quebrar e quando dei por mim apenas o atleta australiano estava comigo já no último km da prova. Perto da subida final dei tudo o que tinha e o que não tinha para acelerar um pouco o ritmo o que fez com que o Australiano não conseguisse acompanhar o meu ritmo e assim, não tirei o pé até à meta. Campeão do Mundo Júnior! O que posso mais querer!? Apenas um grande obrigado a todos os que me acompanham diariamente como o meu treinador Paulo Antunes e os meus colegas de treino da SponserTriCrew.”

Nesta mesma prova, também Alexandre Montez e José Vieira, representaram as cores nacionais. Ambos com bom registo, embora com sortes diferentes, Montez, fruto de um problema mecânico no segmento de ciclismo, perdeu o contato com o grupo da frente, acabando ainda assim por conseguir recuperar muitos lugares com um excelente segmento de corrida. Já José Vieira, viria a abandonar no segmento de corrida, apesar dos excelentes registos nos dois segmentos anteriores.

Relativamente à participação feminina das atletas portuguesas, Gabriela Ribeiro, Maria Tomé e Mariana Vargem foram as representantes lusas neste mundial. Gabriela Ribeiro não concluiu a prova, enquanto Maria Tomé e Mariana Vargem obtiveram o 42º lugar e 50º lugar respetivamente.

Ricardo Batista no segmento de corrida
Vasco Vilaça conquistou a quarta posição no Campeonato do Mundo de Triatlo em Sub-23

Vasco Vilaça 4º Lugar Sub-23

Também Vasco Vilaça esteve em destaque, desta feita na prova de Sub-23. Depois de uma excelente recuperação, conseguiu na sua estreia num mundial neste escalão conquistar um excelente quarto lugar.

Sobre a sua prova, Vasco Vilaça alinhou com as mais altas expectativas, querendo lutar por um dos lugares do pódio:

“As expectativas com que entrei na prova era estar o mais à frente possível. Um dos objectivos era estar no pódio, mas o objectivo principal era conseguir gerir bem a prova do início ao fim, uma vez que era a minha segunda prova na distância olímpica e no Europeu tinha chegado à corrida sem forças. Estou bastante feliz com este resultado porque a prova correu-me muito bem e consegui geri-la da partida até cruzar a meta. Na natação saí um pouco mais atrás porque o segmento estava bastante forte, mas na bicicleta consegui ir buscar os primeiros e até liderar nas partes técnicas e nas subidas. Na corrida, estava expectante para ver como as pernas reagiam. Nos primeiros cinco quilómetros fui com os primeiros, depois o atleta Israelita e o húngaro deram um esticão e já não tive forças para os ir buscar".

O novo Campeão Mundial sub-23 é o espanhol Roberto Mantecon.

João Pereira é o único português a terminar a prova das Elites

Na prova destinada às Elites, João Pereira terminou na 19ª posição, dando sinais evidentes da recuperação da lesão que o tem afetado. João Silva e Alexandre Nobre não concluíram a prova.

No género feminino, Melanie Santos foi a única atleta portuguesa em prova, sem contudo concluir a prova.

Na competição destinada às estafetas mistas Juniores/Sub-23, Portugal alinhou com três atletas juniores e um Sub-23. Por esta ordem Mariana Vargem, Vasco Vilaça, Maria Tomé e Ricardo Batista compunham a estafeta nacional. Com um início promissor a estafeta lusa viria a liderar a prova por Vasco Vilaça, o único atleta sub-23, acabando por concluir a prova na nona posição. Uma boa indicação para uma equipa muito jovem.