O Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross será disputado no dia 31 de Março em Famalicão com a realização de uma prova única na distância sprint.

Dando seguimento ao trabalho iniciado com a análise dos percursos do Triatlo de Portimão, vamos também dar a conhecer os percursos do Duatlo de Famalicão. Fazemos este trabalho com o intuito de permitir uma familiarização antecipada com os percurso a quem vai disputar a prova e a selecção dos melhores locais para assistir à mesma a quem se vai deslocar a Famalicão para apoiar os triatletas em competição.

Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross

Primeira Corrida

A partida será dada na Rua Fernando Mesquita, junto ao Parque da Devesa e este segmento é disputado numa única volta. O percurso da primeira corrida desenvolve-se no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão com passagem nas Avenidas do Brasil, Carlos Bacelar e Narciso Ferreira. Deste modo, o percurso é integralmente em asfalto e é também bastante plano.

O melhor local para assistir a este segmento é o cruzamento da Rua Fernando Mesquita com a Avenida do Brasil visto que é fácil e rápida a chegada ao local vindo da linha de partida. Além disso, neste local pode-se assistir ao término deste primeiro segmento e assim assistir também à primeira transição e ao início do percurso de ciclismo.

Ciclismo

A distância total do segmento de ciclismo é de cerca de 19 km, dividido em 2 de voltas com cerca de 9.400 m. O piso do percurso de BTT é um misto de asfalto e terra e desenvolve-se a Este do Parque das Devesas, atravessando três propriedades privadas.

O desnível positivo acumulado do percurso de BTT é de cerca de 450 m. As subidas mais relevantes são as seguintes:

  • Km 00 + 080 m: 500 m de extensão com declive médio positivo de 6,2 %;
  • Km 01 + 130 m: 530 m de extensão com declive médio positivo de 5,6 %;
  • Km 02 + 160 m: 150 m de extensão com declive médio positivo de 9,4 %;
  • Km 06 + 185 m: 450 m de extensão com declive médio positivo de 6,4 %;
  • Km 09 + 470 m: 500 m de extensão com declive médio positivo de 6,2 %;
  • Km 10 + 400 m: 530 m de extensão com declive médio positivo de 5,6 %;
  • Km 11 + 500 m: 150 m de extensão com declive médio positivo de 9,4 %;
  • Km 16 + 200 m: 450 m de extensão com declive médio positivo de 6,4 %.
Perfil do percurso de BTT do Duatlo de Famalicão

As voltas, que se iniciam na rotunda da Rua Fernando Mesquita, tem um desenvolvimento do tipo circular e um desnível positivo acumulado de cerca de 220 m.

O melhor local para assistir ao segmento de ciclismo é a rotunda da Rua Fernando Mesquita (início das voltas) uma vez que os triatletas em prova passarão duas vezes por este local. Além disso, o acesso a partir deste local ao Parque de Transição (e início de corrida) é rápido e fácil.

Segunda Corrida

A segunda corrida é disputado num percurso do tipo circular, plano, que se desenvolve no interior do Parque da Devesa e que é composto por uma única volta. O piso do percurso deste segmento é quase integralmente de terra.

Para assistir ao percurso da última corrida, aconselhamos o “interior” da volta da corrida uma vez que as características do local permitem a visualização de quase todo o percurso e é possível um rápido acesso à meta da prova.