Nos dia 23 e 24 de Março, realizou-se o I Triatlo da Cidade de Portimão que constou da primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo que foi ganha no género masculino pela equipa do Clube de Natação de Torres Novas, enquanto no género feminino a vitória sorriu para o Alhandra Sporting Club.

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo

Com uma excelente moldura humana, o I Triatlo de Portimão contava como prova de seleção para o Campeonato de Europa de Quarteira e de Sines levando a alinhar à partida uma recheada lista de atletas de elite e grupo de idades.

A primeira prova do Campeonato Nacional de Triatlo de Clubes foi especialmente dura devido às condições de mar que se verificaram, muito por causa da preia-mar, com uma forte corrente marítima a fazer-se sentir durante o período da prova.

Em termos colectivos o vencedor no género masculino desta primeira etapa, o Clube de Natação de Torres Novas, teve no pódio a companhia do Alhandra Sporting Club (em segundo lugar) e do Outsystem Olímpico de Oeiras que se classificou em terceiro lugar. Já no género feminino, a vitória colectiva foi alcançada pelo Alhandra Sporting Club, seguido do Sporting Clube de Portugal e do Outsystem Olímpico de Oeiras.

Trio vencedor no género masculino no segmento de corrida do Triatlo de Portimão
Gabriela Ribeiro, vencedora individual no género feminino do Triatlo de Portimão, no segmento de corrida

Gabriela Ribeiro e o espanhol Pablo Dapena, ambos do Alhandra Sporting Club foram os vencedores individuais, sendo os restantes lugares de pódio, no género feminino, ocupados por Leah Peploe do Sporting Clube de Portugal e por Vela Vilaça do Sport Lisboa e Benfica. Alexandre Nobre do Portugal Talentus e Ricardo Batista do Clube de Natação de Torres Novas classificaram-se em segundo e terceiro lugar, respectivamente, da classificação individual do género masculino.

Campeonato Nacional de Estafetas Mistas

Plena de emoção e espetacularidade realizou-se no passado dia 24 de março junto à Marina de Portimão a etapa única do Campeonato Nacional de Estafetas Mistas, prova que juntou à partida 22 equipas de clubes nacionais e que acabou por ser ganha pela equipa Portugal Talentus, depois da equipa do Sport Lisboa e Benfica ter sido desclassificada.

João Pereira cruza a meta em primeiro lugar

O Sport Lisboa e Benfica cruzou a meta em primeiro lugar mas acabou por ser desclassificado pelo facto de o João Pereira ter competido sem o dorsal identificativo que os regulamentos prevêem que seja usado. Deste modo a vitória acabou por sorrir à equipa Portugal Talentus, seguida pelo Clube de Natação de Torres Novas e pelo Outsystems Olímpico de Oeiras.

Apurados para a final do Campeonato Europeu de Clubes de Estafetas Mistas ficaram as equipas Portugal Talentus e Clube de Natação de Torres Novas.

Passagem de testemunho do Portugal Talentus
Passagem de testemunho do Clube de Natação de Torres Novas