O passado fim-de-semana foi preenchido com duas provas que tiveram como vencedores colectivos o Benfica em Portalegre e o Estoril (masculinos) e o Clube de Natação Colégio Vasco da Gama (femininos) em Grândola.
Duatlo de Portalegre
No sábado dia 16 de Março disputou-se em Portalegre, no formato de Duatlo Cross, a primeira prova do Campeonato Nacional Jovem. Nesta prova, os mais jovens triatletas contaram com a ilustre presença do atleta olímpico João Pereira e de Melanie Santos que muito contribuíram para a animação do ambiente que se viveu.
O Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor desta jornada, com uma incontestável vitória por equipas, resultado das múltiplas vitórias individuais por escalão. O pódio colectivo do Duatlo Jovem de Portalegre ficou completo com Alhandra Sporting Clube no segundo lugar e o Clube de Natação de Torres Novas no terceiro lugar.

Individualmente, no escalão Benjamins, Maria Sousa, Clube de Natação de Torres Novas e Santiago Gaspar, do Alhandra Sporting Club foram os grandes vencedores, enquanto no escalão de infantis, Ana Marcelino e Tomé Tomé, ambos do Sport Lisboa e Benfica venceram as suas provas.
Individualmente, no escalão Benjamins, Maria Sousa, Clube de Natação de Torres Novas e Santiago Gaspar, do Alhandra Sporting Club foram os grandes vencedores, enquanto no escalão de infantis, Ana Marcelino e Tomé Tomé, ambos do Sport Lisboa e Benfica venceram as suas provas.
Os escalões de Iniciados e Juvenis, num percurso mais técnico e exigente, deram espetáculo. No escalão de Iniciados, o pódio feminino foi integralmente preenchido pelo Sport Lisboa e Benfica, com a vitória a sorrir a Cassilda Carvalho. No género masculino, Manuel Bartolomeu do Fátima Escola Triatlo foi o grande vencedor.
Já no escalão dos Juvenis, a prova feminina foi ganha por Luisa Miranda do Sport Lisboa e Benfica, num pódio todo ele do clube, enquanto na prova masculina, Vasco Teló, igualmente do Sport Lisboa e Benfica, foi o grande vencedor.
Após a entrega dos prémios, para grande alegria dos atletas mais jovens, João Pereira e Melanie Santos tiveram uma concorrida sessão de autógrafos com jovens atletas presentes.


Duatlo de Grândola
Disputado em formato Contra-Relógio, na distância sprint, realizou-se no passado dia 17 de março a XXV edição do Duatlo de Grândola, com a particularidade de a partida ser dada aos atletas a cada 30 segundos por ordem inversa ao seu ranking nacional.
João Francisco Ferreira, do Estoril Praia Credibom, acabou por lhe ver sorrir a vitória com uma vantagem de 50’’ sobre os mais diretos perseguidores. Ainda assim não teve a vida facilitada, pois José Estrangeiro, do CNATRIL, e Rui Narigueta, do Outsystems Olímpico de Oeiras, tudo fizeram para contrariar este domínio, acabando na segunda e terceira posições, respetivamente.
Por sua vez, Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, que na edição anterior deixou escapar a vitória por escassos segundos, venceu com determinação, terminando com mais de um minuto de vantagem sobre Andreia Ferrum, Outsystems Olímpico de Oeiras. Pauline Vie, obteve a terceira posição, pese embora um problema técnico no segmento de ciclismo, que lhe condicionou o desempenho.
Em termos colectivos, no género masculina a vitória sorriu ao Estoril Praia Credibom e no género feminino a vitória foi alcançada pelo Clube de Natação Colégio Vasco da Gama.


Com uma preparação a pensar na Longa Distância, pois o seu principal objetivo é a participação no Ironman de Itália, onde irá tentar obter a Slot para o Hawaii, João Francisco Ferreira apresentou-se no Duatlo de Grândola com a ambição de ficar numa das três primeiras posições, o que seria importante para os objetivos da sua equipa.
“A prova correu-me bastante bem. Consegui impor um bom ritmo logo na primeira corrida e depois no ciclismo (que por se realizar “sem roda” faz bastante diferença), acabei por conseguir ir com o Rui Narigueta à vista, que está muito forte a pedalar. Na última corrida, foi dar tudo por tudo e acabei por conseguir esta vitória.”


Sobre a sua prova, Liliana Veríssimo disse-nos:
“Depois de ter deixado escapar a vitória na edição do ano passado por segundos, encarei esta prova com o objetivo de a vencer. A prova correu bem. A primeira corrida fiz num ritmo acima daquilo que costumo fazer. O segmento de ciclismo saiu quase na perfeição, pois se senti um pouco de vento contra numa parte do percurso, no sentido contrário o vento estava nas costas e ajudava bastante. Depois na última corrida foi dar tudo o que havia para dar e conseguir o objetivo com que vim para esta prova que era a vitória absoluta.”