Mais leves, mais respiráveis, aerodinâmicos e testados em túneis de ventos. São estas as principais características dos trisuits que Portugal vai levar aos Jogos Olímpicos de Tóquio que a Triatl3ta apresenta em primeira mão.
“Estaremos deste lado com o coração nas mãos”. É desta forma que Pedro Towers, responsável pela Onda, resume o estado de espírito da marca que vai vestir, pela quinta vez, os triatletas portugueses em Jogos Olímpicos. Inovação é a palavra de ordem nos novos trisuits. A aventura começou em Atenas em 2004. Passaram 16 anos e o “sentimento de honra e sentido de responsabilidade continua o mesmo”. Pedro Towers destaca que a Onda / P&R Têxteis acredita que o desenvolvimento tecnológico se faz, aproveitando o sucesso daquilo que já foi feito, e acrescentando novas características. “No caso específico dos fatos que os nossos atletas vão levar a Tóquio, as principais alterações estão relacionadas com um ajuste dos materiais para os adaptar às condições climatéricas de Tóquio, no caso, o calor e humidade. Desta forma, introduzimos materiais mais leves e respiráveis, com propriedades de secagem rápida”, explica o responsável.
A verdade é que para o novo trisuit olímpico foi necessário repensar também, os cortes e fitting do fato, já que os materiais e suas elasticidades interferem diretamente na forma como o fato assenta no corpo e se comporta nos movimentos específicos dos atletas em cada uma das várias fases de uma prova. Pedro explica que “estes painéis e materiais são também resultados dos estudos que temos vindo a realizar em túneis de vento, tornando-os aerodinâmicos. Há também uma utilização de mais uniões coladas no fato, para um maior conforto, assim como a introdução de uma fita de compressão extra para a zona das coxas.”


O design e conceito criativo do trisuit olímpico também é obra interna da P&R Têxteis. “Damos destaque às cores da identidade nacional, bebendo inspiração nos descobrimentos Portugueses, visto que os primeiros Europeus a chegarem ao Japão foram os Portugueses, no ano de 1543. Este facto é assim celebrado com a presença de elementos inspirados nas velas náuticas das Caravelas Portuguesas, na inclusão das cartas marítimas e da própria Rosa dos Ventos”, explica Pedro Towers.
A inspiração da marca portuguesa parte da vocação marítima do nosso País. É essa coragem e ambição que a empresa de Barcelos pede aos triatletas nacionais. “Da mesma forma que os Portugueses se lançaram à descoberta do mundo e deram início ao que ficou conhecido como o Período do Comércio Nanban, esperamos que quase 500 anos volvidos da nossa chegada ao Japão, os nossos Olímpicos carreguem no seu coração e honrem, o lema olímpico: Citius, Altius, Fortius, que, se repararmos com atenção, podia ser o mesmo lema com que a nossas Caravelas se lançavam aos mares desconhecidos: Mais rápido, mais longe, mais fortes.”, sublinha o responsável da ONDA.