“Pontevedra dá de beber a quem passa”, diz o provérbio galego. À beira do rio Lérez, os peregrinos vestem trisuit e recebem juras de apoio eterno. “Mi amor”, lê-se num cartaz argentino. São 3 961 e vieram de 52 países. A quarta maior representação é portuguesa.
Entre elites e age-groups, Portugal trouxe ao Mundial Multisport de Pontevedra, em Espanha, 190 atletas. No topo da lista das maiores comitivas está o Reino Unido (927), depois Espanha e (752) e Estados Unidos (751).
Mais de metade da comitiva lusa participa, este sábado, na prova de triatlo longo. Para trás fica uma semana de competição, entre Duatlo, Aquatlo, Duatlo Cross e Aquabike.
A cidade preparou-se a rigor. A música marca o ritmo e cheira a festa, a comida, e a suor. À fotografia da Triatl3ta os brasileiros reagem como sabem, fica aquele abraço açucarado. À passagem pela bandeira nacional, os age-groups portugueses sorriem, orgulhosos. É assim quando se está longe de casa. É ainda mais assim quando se sente o orgulho de representar Portugal.