A disputa da Taça de Portugal de Triatlo teve início em Cuba no passado dia 10 de Março, tendo o Outsystems Olímpico de Oeiras vencido em masculinos e o Alhandra Sporting Club em femininos.

Aos clubes vencedores juntaram-se nos pódios colectivos no género masculino o Clube de Natação de Torres Novas (2º lugar) e o Estoril Praia Credibom (3º lugar), tendo no género feminino, o segundo lugar sido ocupado também pelo Clube de Natação de Torres Novas e o terceiro lugar ocupado pelo Outsystems Olímpico de Oeiras.

Para além de contar para a Taça de Portugal, esta prova revestiu-se de particular importância visto que foi a prova de observação escolhida pela Direcção Técnica Nacional da Federação de Triatlo de Portugal para definir a equipa nacional que vai disputar a Taça da Europa de Quarteira a realizar no final de Abril de 2019. Deste modo, os melhores triatletas Portugueses não deixaram de marcar presença na acolhedora vila Alentejana.

Ricardo Batista e Gabriela Ribeiro, vencedores absolutos do Triatlo de Cuba 2019

Em termos individuais os grandes vencedores foram, Ricardo Batista do Clube de Natação de Torres Novas e Gabriela Ribeiro do Alhandra Sporting Club. O pódio masculino completou-se com Tiago Fonseca do Outsystems Olímpico de Oeiras em 2º lugar e com João Mansos do Sporting Clube de Portugal no 3º lugar. No género feminino o segundo degrau do pódio absoluto foi ocupado por Madalena Almeida do Clube de Natação de Torres Novas e Mariana Vargem do Clube Naval do Funchal a ocupar o 3º lugar.

Sobre a sua prova, Gabriela Ribeiro falou à equipa de reportagem da Triatl3ta e disse-nos o seguinte:

“Eu vim para a prova com várias estratégias em mente e uma delas era ter uma natação forte e conseguir sair no primeiro grupo. Assim foi, saí em primeiro da água e percebi que era a Madalena quem vinha atrás de mim sozinha. Decidi abrandar e esperar por ela, o que me deu uma boa folga para beber água e preparar. Depois juntas trabalhámos bastante bem o ciclismo, sempre as duas, e depois na corrida, foi dar o tudo por tudo, o que me permitiu obter este resultado.”
Gabriela Ribeiro, vencedora absoluta no género feminino do Triatlo de Cuba 2019
Ricardo Batista, vencedor absoluto no género masculino do Triatlo de Cuba 2019

Também o vencedor absoluto masculino, Ricardo Batista, nos deu conta como lhe correu esta prova:

“A prova correu muitíssimo bem. Vinha confiante, sabia que estava forte. Tentei puxar ao máximo logo na natação, para cavar ali um fosso para o grupo perseguidor o que acabei por conseguir, saindo em primeiro, seguido pelo Miguel Tiago Silva, Guilherme Pires e do meu colega de equipa José Pedro Vieira. No ciclismo entendemo-nos sempre muito bem, o que nos permitiu chegar ao Parque de transição com alguma vantagem sobre o grupo perseguidor e partir em vantagem para a corrida. Depois na corrida, foi dar tudo o que tinha para dar e acabei por chegar à vitória.”