A Associação de Treinadores de Triatlo de Portugal (ATTP) vai realizar já no próximo dia 30 de Março o lll Congresso Técnico Científico.

Este congresso terá lugar no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e contará com um leque muito interessante de prelectores onde se destaca Arild Tveiten, treinador da Seleção da Noruega, que tem apresentado excelentes resultados no circuito de Qualificação Olímpica e na distância 70.3. O treinador Norueguês abordará entre outros temas o modelo de desenvolvimento para o Alto Rendimento da Federação Norueguesa e certamente não deixará de falar sobre o plano de treino de Kristian Blumnfedt, treinado por Arild Tveiten desde 2011.

O convite da ATTP ao Seleccionador Norueguês vem na sequência dos convites anteriormente feitos a outros treinadores de renome internacional para partilharem o seu conhecimento com os treinadores Portugueses, sendo neste âmbito de destacar a acção de formação ministrada por Brett Sutton em Dezembro de 2018 no Comité Olímpico Português. Ocasião em que tivemos também a oportunidade de entrevistar em exclusivo este prestigiado treinador.

Para além das intervenções de Arild Tveiten (“De federação emergente em 2012 a candidata a medalhas olímpicas em 2020” e “Modelo de Treino Norueguês”), os treinadores Portugueses terão ainda oportunidade de ouvir as intervenções de representantes da Associação Portuguesa de Fisiologistas do Exercício (APFE). A Dra. Cristina Caetano, Presidente da APFE, irá fazer a apresentação da sua associação e o Dr. Amândio Santos irá fazer uma preleção com o objectivo de contextualizar a “Intervenção do Fisiologista do Exercício no rendimento desportivo”.

António Fortuna, Director Técnico Nacional da Federação de Triatlo de Portugal fará uma intervenção onde dará conta do Plano Estratégico da FTP para Alto Rendimento e Selecções Nacionais.

Este congresso contará ainda com a presença de um docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, o Dr. Luís Lopes, que fará uma apresentação intitulada “Bike Fit 3D - Análise biomecânica do movimento” que certamente despertará o interesse dos treinadores participantes.

Este congresso é acreditado pelo IPDJ para a formação contínua de Treinadores de Grau I, II e III o que permitirá que sejam atribuídos créditos aos treinadores de triatlo participantes que contribuirão para a renovação da sua cédula profissional.

A inscrição neste congresso é feito online em formulário disponibilizado pela ATTP e os Associados da ATTP serão beneficiados com uma taxa de inscrição especial, sendo que, todos os que se tornarem associados da ATTP juntamente com a inscrição para o congresso, poderão também desde logo usufruir desta tarifa. A ATTP também disponibiliza formulários online para a inscrição como Sócio e para a inscrição como Sócio Extraordinário.

III Congresso Técnico Científico da ATTP