A Grande Final do XTERRA disputa-se em MAUI, no HAWAII, e são nada mais do que nove os portugueses presentes nesta ilha paradisíaca.

A Triatl3ta, numa estreita parceria com o XTerra Portugal, avança com um pequeno vídeo, onde cada um dos triatletas portugueses, fala dos seus objetivos para esta grande final.

Rui Dolores, Campeão Nacional de Triatlo Cross, é o mais cotado atleta português em prova, tendo chegado a liderar o ranking de 2019 dos melhores atletas internacionais neste circuito. Naturalmente as suas ambições passam por uma boa classificação final, depois dos excelentes resultados alcançados este ano durante o Europeu XTerra. Acabar entre os 10 primeiros lugares é o seu objetivo, conforme teve oportunidade de nos dizer em entrevista exclusiva à Triatl3ta, onde também nos fala daquilo que os triatletas irão encontrar:

"O percurso de bike é totalmente diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez serão 2 voltas de 15kms, com mais condução e exigente a nível de concentração uma vez que são muitos kms em singletracks.
Pessoalmente gosto do percurso, apesar de ter muitas zonas de difícil ultrapassagem, o que pode ser uma desvantagem para quem sai num grupo mais atrás na água. Mas se estiver com boas sensações conseguirei ir ganhando posições. Também a corrida é bastante dura com os primeiros 4,5 km praticamente sempre a subir com inclinações altas. Portanto a gestão global de prova será muito importante pois uma quebra em qualquer parte da prova vai penalizar muitos lugares."

Jaime Rosa, diretor da prova XTerra Portugal que se disputa na Golegã, está uma vez mais presente em MAUI no Hawaii para acompanhar os atletas portugueses.

"Vir a Maui, é sempre algo especial que podendo, faço questão de continuar a fazer. A ilha tem um encanto que dificilmente consigo descrever, e o ambiente que se vive é único. Depois os atletas do XTERRA têm grande empatia uns com os outros fazendo com que realmente seja um prazer circular na zona da prova. Com a minha experiência consigo com que os atletas portugueses façam boas opções, pormenores com escolha de voos estadias e mesmo com estimativas de custos acabam por facilitar a vida a quem quer viajar. Naturalmente as pessoas que vêm a Mauí acabam por me contactar e juntando-nos em grupo as coisas são sempre mais fáceis.