Ninguém fica indiferente a Roth, até porque como dizemos na última edição da Triatl3ta, “Competir no berço, tem outro encanto”. Quem já fez quer lá voltar. Os portugueses que já tinham passagem reservada pra Roth estão tristes com o cancelamento da prova, mas aplaudem a decisão.
O anúncio do inevitável foi dado com bastante emoção por parte da organização. Ninguém ficou indiferente. Roth sabe receber e a comunidade triatleta reconhece-o.
Paulo Gonçalves, João Raimundo e Ivan Costa são alguns dos muitos triatletas portugueses que tinham Roth nos seus objetivos para 2020. Fomos ao seu encontro para ouvir o que pensam desta decisão.
Paulo Gonçalves começou por nos dizer que Roth é uma prova especial, organizada por pessoas especiais. “Não vou dizer que não fiquei triste e frustrado por ver a prova cancelada, mas sei que foi uma decisão difícil de ser tomada e que foi tomada de forma acertada e ponderada. Afinal de contas temos de ver “the big picture”, o cancelamento desta prova é só um pequeno grão de areia em tudo aquilo que estamos a passar e do que ainda não sabemos que irá acontecer. Este cancelamento só demonstra como Challenge Roth sabe o que é realmente importante e o mais importante são as pessoas. Não faz sentido colocar em risco a saúde de que iria participar e de todos os que iriam apoiar. Quem iria participar iria correr riscos para fazer a sua preparação. Quem vai apoiar é a família de quem participa, onde o dia da prova é só uma grande festa e culminar de todo um processo. Não é possível alguém preparar-se para uma prova destas sem o apoio família. Para o ano estaremos em Roth para poder festejar com a grande família do triatlo. Entretanto temos de ficar em casa e fazer a nossa parte para combater esta pandemia.”
João Raimundo partilha da mesma opinião e elogia a organização do Challenge de Roth.“A organização ao tomar esta posição corajosa e tendo em consideração todos os fatores que foram enumerados pelo Félix, demonstrou mais uma vez a excelência da prova! Decisão sensata, ponderada, onde o principal são as pessoas (sejam atletas, voluntários ou espectadores) Os mecanismos de inscrição para 2021 e ainda o pedido de donativos, demonstram uma exemplar sensibilidade para o triatlo de longa distância! A política de comunicação foi excepcional! O cancelamento e a maneira como foi feito veio mais uma vez demonstrar porque é que Roth não é um Ironman. Roth é Roth!”
Ivan Costa é mais um triatleta que está de acordo com a decisão da organização da prova.“Penso que tenha sido a melhor decisão. A condição física dos atletas e a própria organização do Challenge Roth estava em causa devido ao estado actual em que encontra o mundo. Para o ano lá estaremos com mais força e vontade.”