O circuito europeu de XTERRA regressa a Portugal, com mais uma passagem pela magnífica Vila da Golegã, localizada no Distrito de Santarém, em pleno coração do Ribatejo.

XTerra Portugal - Parque de Transição

O XTERRA caracteriza-se por ser um triatlo Off Road, composto por natação, BTT e corrida em trilho, numa competição que inicialmente surgiu na ilha de Maui, no Hawaii, com o objetivo de encontrar o melhor atleta Off Road do Mundo.

A etapa portuguesa, que para muitos é considerada como o triatlo Off Road mais prestigiado da Península Ibérica, oferece a oportunidade aos seus participantes de se qualificarem para o Campeonato do Mundo de XTERRA, que se realiza durante o mês de outubro, em Maui, no Hawaii, considerando que existem 25 slots de qualificação, distribuídos pelos diversos escalões de Age-Group, o que obrigará os participantes a darem o melhor de si, durante um percurso de 1500 metros de natação na Alverca do Campo, seguindo-se 36 km de BTT na envolvente da Reserva Natural do Paúl do Boquílobo, culminando com a corrida final em Trail de 11 km, junto das belas margens do Rio Tejo, que banha os campos da Golegã.

A edição de 2019 tem início oficial no dia 31 de maio, com a acreditação dos atletas, seguindo-se o Briefing da prova, onde se apresentam as novidades e os aspetos essenciais para que os atletas possam desfrutar com a máxima segurança no dia de prova. O dia 31 termina com a já famosa Pasta Party oferecida pela organização aos participantes que, como sempre, irá fortalecer todos aqueles que se propõem a enfrentar o grande desafio.

No dia 01 de junho tem início a competição principal, num percurso que este ano oferece algumas novidades, nomeadamente no que diz respeito ao percurso de BTT, uma vez que a organização assumiu o compromisso com os atletas para, de ano para ano, melhorar a experiência de participação e apresentar diferenças em relação às edições passadas. Assim, na parte principal do circuito de BTT, os triatletas podem esperar 4 novos trilhos com alguma dificuldade técnica e física, que foram abertos em específico para a 6ª edição do XTERRA Portugal. Outra das novidades, tem a ver com a facilidade em percorrer os trilhos em cima da bicicleta, tendo em conta as melhorias que foram feitas no piso dos trilhos já existentes, que se encontram abertos durante todo o ano, ao dispor dos amantes do BTT.

Na manhã do dia 02 de junho, também inserido na competição do XTERRA Portugal, a Vila da Golegã acolherá a etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, competição essa que é sempre bastante animada, com as inúmeras crianças e apoiantes a darem o seu melhor, neste desporto tão apaixonante que é o triatlo.

Seja a competir ou a apoiar, a Golegã e o XTERRA Portugal estão à tua espera. Não fiques em casa!

XTerra Portugal - Segmento de Corrida