Das 54 Bolsas de Educação que os Jogos da Santa Casa entregaram a estudantes integrados na preparação olímpica e paralímpica para Tokyo 2020, sete foram atribuídas ao triatlo.

Helena Paulo Carvalho, Filipe Marques, Vera Vilaça, Vasco Vilaça, Gabriela Ribeiro, Afonso do Canto e Maria Tomé foram os felizes contemplados.

Atletas a quem a Santa Casa atribuiu bolsas de estudo
Triatletas a que a Santa Casa atribuiu bolsas de estudo

A Triatl3ta acompanhou a entrega das bolsas e quis ouvir a opinião dos atletas sobre o impacto desse apoio nas suas vidas.

"As bolsas da santa casa ajudam-me, especialmente a nível motivacional, a superar-me um bocadinho mais porque é mais uma ajuda nesta vida exigente que me faz sentir responsabilidade de corresponder a todo o apoio."

Helena Paula Carvalho
Helena Paulo Carvalho
Vera Vilaça

"É com enorme satisfação que recebo este reconhecimento pelo meu esforço em perseguir uma carreira no Triatlo e na Medicina. Considero que o equilíbrio, desde cedo, entre a escola e o desporto é muito importante para o desenvolvimento de qualquer jovem. No entanto, à medida que a exigência aumenta, principalmente no desporto de Alto Rendimento, torna-se mais difícil para os atletas conciliarem os estudos com ritmo elevado de treinos, competições e recuperação (que por vezes é o primeiro a ficar comprometido).
A Bolsa dos Jogos Santa Casa é um incentivo importante para continuar a investir no futuro académico, sabendo que não preciso de comprometer a minha dedicação ao desporto de Alto Rendimento."

Vera Vilaça

"A bolsa de Educação dos Jogos Santa Casa é um grande apoio que me motiva a ter bons resultados tanto a nível académico como a nível desportivo, este é o segundo ano em que sou apoiado pelos Jogos Santa Casa e continua a ser uma grande ajuda para conseguir tirar um curso que vai ser importante quando acabar a minha carreira desportiva."

Filipe Marques
Filipe Marques
Afonso do Canto

"É um grande orgulho e uma grande ajuda receber esta bolsa. Em primeiro lugar, ser um dos 54 bolseiros dá me força para enfrentar a dura tarefa que se apresenta à minha frente. Por outro lado, este apoio, utilizado para pagar as propinas, transportes e bibliografia médica, é um elemento chave nesta conciliação do desporto e da escola. Assim, posso estar um pouco mais descansado e canalizar alguns recursos para investir no triatlo."

Afonso do Canto