O despertador em Tóquio vai tocar bem cedo. Quando forem 6:30 da manhã de segunda-feira, no Japão, e 22h30 de Domingo em Lisboa, João Pereira e João Silva entram na água.

Está tudo pronto para o fecho de um ciclo de trabalho de 5 anos. João Silva confessa que a preparação correu “sem grandes percalços, o que é bastante positivo em comparação com preparações anteriores”. O mesmo sinal de esperança é manifestado por João Pereira: “A preparação não podia estar a correr melhor, não tenho registro de estar tão em forma e com tão bons tempos”. Perante este cenário, “Puras” aponta ao Japão: “Estou confiante, pois sinto-me muito bem”.

Os dados estão lançados. Calor, humidade e ciclismo técnico são algumas das dificuldades que esperam os triatletas no Japão. Condições adversas que aumentam o grau de imprevisibilidade da prova. Talvez por isso, João Pereira e João Silva são cautelosos na hora de definir uma meta exata. “Pensar em resultados é sempre complicado. Nunca sei o nível em que os outros atletas vão estar, mas sem dúvida estou a trabalhar para estar nas minhas melhores condições, aí sei que o resultado vai ser muito positivo”, explica “Puras”. Para João Silva a noção de dever cumprido passa por “terminar a prova com a consciência de que mais não podia ter feito”, o contrário disso seria uma desilusão.

Natação: Água perto dos 30 graus

Ciclismo: Intenso e técnico

Corrida: Violenta devido às condições metereológicas

Principal desafio: Calor e humidade

Favoritos:Vincent Luis (FRA), Jacob Birtwhistle (AUS), Jonathan Brownlee (GBR), Misclawchuck (CAN), Kristian Blummenfelt (NOR)

Os favoritos

Análise

Ser campeão olímpico é o pináculo de qualquer presente no Jogos Olímpicos. A poucas horas da prova masculina, analisamos alguns dos principais favoritos, naquela que será, possivelmente, a edição em que mais atletas se perfilam para conquistar uma medalha.

Optámos por destacar cinco atletas, numa lista que poderia ser bastante mais vasta, tal o nível competitivo que temos assistido nos últimos anos. Entre os atletas masculinos em destaque há perfis tão diversos como o bicampeão mundial e dominador das últimas épocas Vincent Luis, ou o especialista em provas de um dia, o canadiano Tyler Mislawchuk. A lista inclui ainda o duplo medalhado Olímpico Jonathan Brownlee, que procura em Tóquio tornar-se o primeiro atleta a conquistar três medalhas olímpicas. Destaque ainda para Kristian Blummenfelt e Jacob Birtwhistle, dois atletas que demonstram grande regularidade e que com as condições certas já provaram que podem discutir a vitória em qualquer competição mundial.

Vamos ter uma das provas olímpicas mais abertas de sempre. No caso do segmento de corrida, teremos pela primeira vez a partcipação de atletas que já conseguiram baixar da barreira dos 28 minutos aos 10km, como é o caso do britânico Yee.

Aqui segue o programa da participação portuguesa para esta madrugada (domingo para segunda-feira) e manhã de segunda-feira.

  • 22:30 - Triatlo - João Pereira e João Silva
  • 02:00 - 6:00 - Ténis de Mesa – Marcos Freitas, Tiago Apolónia, Shao Jieni e Fu Yu
  • 03:00 - Judo - Telma Monteiro (Prova desenrola-se durante toda a noite)
  • 03:30 - Natação em caso de apuramento
  • 6:30 - Vela - Carolina João
  • 11:00 - Natação - Diana Durães e Tamila Holub (1.500 Livres fem - elim)
  • 11:30 - Andebol - Portugal x Bahrain