A primeira prova do calendário da Federação Triatlo de Portugal disputou-se no passado dia 27 de Janeiro, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

A contar para o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Cross, esta prova foi ganha individualmente por Rui Dolores do Amiciclo de Grândola e por Pauline Vie do Alhandra Sporting Club. Colectivamente, no género masculino, o Amiciclo venceu, enquanto nas equipas femininas, a vitória pertenceu à Escola de Triatlo de Santo António de Évora.

Em declarações aos repórteres da Triatl3ta, Rui Dolores afirmou “na primeira corrida de 5 km posicionei-me no grupo da frente onde chegamos à transição apenas 4 atletas. Fiz a transição mais rápida e acabei por me isolar logo no início do BTT onde consegui abrir uma vantagem considerável para os perseguidores ao longo dos 18km e fazer a última corrida de 2,5 kms isolado até à meta."

Rui Dolores no segmento de ciclismo

Já a vencedora feminina fez-nos saber que “foi a primeira prova da ėpoca. Correu bem de uma forma geral. Não foi muito fácil estar na frente e fazer a gestão do esforço sem saber onde estão as adversárias. Na primeira corrida partiu-se muito rápido em descida, mas progressivamente consegui encontrar o meu ritmo. A bicicleta foi bastante solitária com alguns sustos por arriscar, mas o percurso era muito bem indicado e pensado, misturava técnica e dificuldade. A segunda corrida foi uma luta constante contra o vento e o cansaço acumulado. Uma boa forma de começar a época! Fico muito feliz com a vitória mas ainda sobram aspetos a trabalhar para o futuro. Um agradecimento especial à organização que estava TOP!”

Pauline Vie no segmento de ciclismo